Rating up.p

O rating é uma classificação de risco de crédito da operação. Ou seja, é uma nota que varia conforme a capacidade do tomador de honrar os pagamentos das parcelas.

Assim, com o rating, os investidores da up.p conseguem rapidamente saber e comparar o nível de risco das operações que estão investindo.

Na up.p, as operações são classificadas em cinco níveis principais de rating de risco, de A até F, e em cinco níveis secundários de risco, de 1 a 5, sendo as operações com rating A1 aquelas de menor risco e as de rating F5 as de maior risco.

O Rating up.p leva em conta todas as análises realizadas durante toda a trajetória do pedido de empréstimo na plataforma, desde o input das informações pelo tomador até a disponibilização para investimento, sendo as principais etapas:

  • screening do pedido de empréstimo
  • análise de informações adicionais do tomador, eventual ou amostralmente solicitadas
  • consulta ao SCR
  • consulta a birôs de crédito
  • cadastro do tomador na up.p, que compreende a conferência e validação final de documentos, tais como comprovante de endereço e documento de identificação
  • análise de crédito final do tomador e da operação

As taxas finais de cada rating são calculadas de forma a cobrir as perdas esperadas de cada nível de risco e oferecer aos investidores retornos ajustados ao risco de cada Rating, de A1 até F5.

Inadimplência

Acompanhe as atualizações no Blog do Investidor

Para cada rating, as taxas de juros das operações serão, no máximo:

tabela rating